GB Blog: Por quê a ponteira da faixa fica para o lado esquerdo?

08052015 | « voltar

GB Blog: Por quê a ponteira da faixa fica para o lado esquerdo?

Já parou para se perguntar o por quê a ponteira da faixa deve ser amarrada para o lado esquerdo? Se você já perguntou a alguém, provavelmente ouviu isso: “Porque é o lado do coração”. Embora seja algo bonito de se ouvir e, até mesmo, com certo sentido, não é essa a verdadeira resposta.

Para tudo há uma explicação, inclusive para coisas às quais estamos habituados a fazer, mas sem se quer saber ao certo o por quê. A ponteira não é simplesmente um pedaço de pano diferente da faixa que usamos para colocar os graus. Apesar da importância deles, o uso para o lado esquerdo está relacionado aos antigos samurais japoneses.

No século X, os guerreiros samurais usavam duas espadas, a Kataná e Wakisahi. Ambas simbolizavam o status de quem a portasse. A Kataná, a mais poderosa, era carregada do lado esquerdo. Naquela época não havia um “código” de etiquetas ou conduta moral para o reconhecimento deles. Além de simbolizar poder, a espada preconizava o treinamento físico, coragem, impassividade e cavalheirismo – um dos deveres dos samurais era proteger as mulheres (embora, hoje, elas saibam se defender sozinhas, rs). De geração em geração, esse costume foi transmitido dentro das artes marciais e hoje faz parte da nossa realidade.

OSS!